Erros que você comete quando lava o cabelo e precisa parar já!

Como lavar o cabelo não está entre os conteúdos que aprendemos na escola, certo? É uma tarefa natural que aprendemos desde pequenas com os nossos pais ou responsáveis que nos davam banho. A partir daí, começamos a adquirir hábitos que parecem ser corretos (porque quase todo mundo faz), mas que na verdade são hábitos errados e que danificam os nossos fios ao longo do tempo.

Juntamente com os produtos certos, esses truques vão fazer a diferença no resultado para ter cabelos saudáveis. Então preste atenção nessa lista e observe aquilo que você está fazendo de errado para parar de fazer já!

LAVAR O CABELO TODO DIA 

O ideal é ter um intervalo de pelo menos 1 dia entre uma lavagem e outra para evitar que a oleosidade natural que protege os fios seja removida. Essa produção de óleo é um processo natural e se ela for removida constantemente,  as glândulas sebáceas presentes em nosso couro cabeludo passam a produzir ainda mais óleo. É o chamado efeito rebote. Sem contar que cabelos tingidos vão desbotando conforme são lavados.

USAR QUALQUER TIPO DE PRODUTO

Existem produtos específicos para cada tipo de cabelo. Eles vão suprir o que os fios precisam, tratando conforme necessário.

PASSAR O SHAMPOO NO CABELO TODO 

Isso na verdade é mais um desperdício, do que um erro. O lugar indicado para colocar o shampoo é na raiz. Ao massagear a região, consequentemente a água com produto que escorre pelo comprimento dos fios já vai fazendo a limpeza.

ESFREGAR O CABELO

Essa fricção pode machucar o couro cabeludo e quebrar os fios, além de deixar embaraçado. Além disso, não use a força, lave massageando. A massagem no couro cabeludo estimula o crescimento dos fios.

NÃO USAR CONDICIONADOR 

Assim como o shampoo, o condicionador não pode faltar na hora de lavar o cabelo. Mesmo que você use máscara! Ele tem outra finalidade. O condicionador sela as pontas para que os nutrientes, a hidratação e demais componentes importantes para os fios, permaneça dentro deles e não saia com a água.

PASSAR O CONDICIONADOR NA RAIZ

O condicionador é um produto que deve ser usado apenas da metade do fio até a ponta. Ou seja, ele não é feito para ser usado na região do couro cabeludo e é por isso que ele deixa oleoso.

USAR MÁSCARA TODA VEZ QUE LAVAR

A máscara de cabelo é um produto mais concentrado e por isso se usada todos os dias também causa o efeito rebote. O ideal é usar uma vez por semana ou a cada 15 dias. Além disso, é importante diferenciar a máscara de nutrição, hidratação e reposição de massa. O cronograma capilar é essencial para manter a saúde dos fios.

APLICAR MÁSCARA COM O CABELO ENCHARCADO

Retirar o excesso de água dos fios na hora de aplicar a máscara e o condicionar, faz com que os produtos penetrem melhor.

NÃO RETIRAR TODO PRODUTO DOS FIOS

O acúmulo de produto no cabelo pesa e também provoca oleosidade.

LAVAR COM ÁGUA QUENTE

A água muito quente abre a cutícula dos fios e danifica. Entre os efeitos negativos estão: caspa, descamamento, ressecamento, fios opacos e etc. O indicado é lavar com água morna e enxaguar com água fria, pois ela fecha a cutícula e dá brilho.

Depois me conta aqui o que você mudou e notou diferença 🙂

Foto: reprodução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s