Cuidados para garantir o bronze no verão

Com esse calor que anda fazendo antes mesmo do verão chegar, já podemos ter uma noção do que nos espera né? Agora é a hora de aproveitar o sol para tirar o efeito “gesso” do inverno e garantir aquela corzinha.

Vale ressaltar que tomar sol deve ser uma atividade saudável com os cuidados certos. Ninguém quer correr o risco de ter uma insolação e muito menos um câncer de pele, né?!

Para você não errar nos cuidados, preparei um guia com as principais diferenças entre os produtos de proteção solar e bronzeamento e como usá-los. Anota aí!

BLOQUEADOR

É um produto que bloqueia totalmente a penetração do sol na pele, impedindo que ela fique exposta aos riscos das radiações solares. Deve ser aplicado em todo o rosto e corpo, sendo reaplicado a cada quatro horas e sempre que sair da água. Caso a exposição ao sol for mais intensa, o intervalo de aplicação diminui para cada duas horas.

FILTRO / PROTETOR

Também tem a função de proteger a pele dos danos causados pelos raios solares, no entanto ele não bloqueia a penetração dos raios, apenas reduz a intensidade, absorvendo as radiações de forma mais suave. Ele deve ser usado tanto quando estamos expostos diretamente ao sol, quanto no nosso dia a dia, durante o ano todo. Ele protege a pele não apenas do sol, mas da luz artificial, que também queima.

Existem filtros solares de vários fatores de proteção e quanto maior o fator, maior a proteção.  É por isso que os dermatologistas recomendam usar produtos com no mínimo FPS 30. As áreas de aplicação e os cuidados com a reaplicação são os mesmos do bloqueador solar.

BRONZEADOR

É um produto que estimula a produção de melanina a fim de deixar a pele mais pigmentada. Porém, ele não oferece nenhum tipo de proteção, deixando a pele completamente exposta à incidência dos raios UVB e UVA.

AUTOBRONZEADOR

É indicado para ser usado no lugar do bronzeador, porque ele tem a capacidade de pigmentar a pele sem precisar da exposição solar. Conforme as células se renovam, o pigmento vai sendo eliminado e o efeito bronzeado sai. Ainda assim, da mesma forma que o bronzeador, o autobronzeador não oferece proteção solar. Para evitar os danos causados pelo sol é preciso aplicar filtro solar sempre que houver algum tipo de exposição.

Lembre-se que os horários indicados para tomar sol sem correr riscos são antes das 10h e depois das 16h (no caso do horário de verão antes das 11h e depois das 17h).

Foto: reprodução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s