Ei mulher, esse post é pra você!

Todo ano a campanha #outubrorosa entra nas minhas pautas!

Esse movimento que é conhecido e divulgado no mundo todo, busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura.

Assim como qualquer outra neoplasia, o câncer de mama é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Somente por meio da mamografia é que os médicos conseguem detectar os nódulos em estágio inicial, por isso este exame é tão importante! Além da mamografia e dos demais exames de rotina que as mulheres devem fazer, o autoexame é outro procedimento fundamental para facilitar o diagnóstico precoce.

O autoexame pode ser feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é definir uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. Ele é essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa perceber qualquer alteração.

Aqui no Brasil, praticamente todas as cidades aderiram esta causa e estão promovendo uma programação especial voltada para a prevenção durante todo o mês. A conscientização não acontece sem ações. Demonstre amor pela sua vida e pelo seu corpo cuidando da sua saúde em primeiro lugar!

Foto: reprodução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s