O xadrez deste ano é príncipe!

Todo ano a moda lança diferentes tipos de padronagens, das mais minimalistas até as mais futuristas. Porém, em meio a tanta novidade, sempre tem aquelas estampas clássicas que nunca são esquecidas e a cada ano aparecem mais fortes.

É o caso do xadrez! Uma estampa que vem passando de geração para geração e se tornou uma das maiores conquistas do mundo fashion.

Podemos usá-lo o ano todo, mas é principalmente na temporada de outono/inverno que o xadrez domina as ruas. Existem infinitas variações de quadriculados, possibilitando transitar em diferentes estilos. Do mais tradicional ao mais urbano.

A cada temporada uma variação diferente se sobressai. Ano passado o queridinho da vez foi o xadrez Vichy com seus quadrinhos bem definidos e ar pin-up. Esse ano, o protagonista do momento também tem uma pegada vintage, porém com riscas irregulares.

O xadrez “Príncipe de Gales” surgiu no século 19, mas ficou popular no século 20 quando passou a ser usado pelo então príncipe do País de Gales, Edward VIII. Sua padronagem apresenta um médio contraste entre as listras e o fundo e mistura um pouco o xadrez Vichy e o Pied-de-Poule. O seu padrão de cores é mais suave e neutro (cinza, preto e branco). Por ser muito usado na confecção de peças clássicas de alfaiataria, podemos considerá-lo uma variação de xadrez mais elegante.

Na hora de combinar não tem muito segredo, porque ele continua sendo uma estampa versátil. Dá para montar um look mais clássico ou fazer um hi-lo bem bacana.

É sempre bom lembrar de duas dicas que valem para qualquer ocasião e para qualquer varição de xadrez:

1. Tenha em mente que tecidos estampados chamam mais atenção do que os monocromáticos e lisos, por isso na hora de saber qual peça estampada usar, leve em consideração qual parte do corpo quer destacar mais. Dependendo do posicionamento da peça, a estampa pode aumentar ou diminuir a silhueta.

2. Existe um tipo de xadrez “recomendado” para cada ocasião. Os modelos com quadriculados menores, linhas mais finas e cores neutras são mais formais, já aqueles mais geométricos, com tamanhos maiores e coloridos, são mais casuais. Para não errar, equilibre o look combinado o xadrez com peças lisas e em tons da estampa.

Fotos: reprodução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s