Truques para facilitar o esfumado

Até alguns anos atrás, ninguém ouvia falar muito do tal do “esfumado”. Apenas alguns maquiadores dominavam a técnica e só. Mas hoje em dia, esfumar as sombras já se tornou regra!

Se você ainda não pegou o jeito do esfumado, vou te passar alguns truques que vão facilitar muito na hora de fazer o seu smokey eye (olho esfumado).

Vale lembrar que maquiagem é uma questão de prática! Quanto mais você praticar e repetir, mais habilidade você vai ter e os resultados serão cada vez melhores.

O que é esfumar?

Quando dizemos que precisamos esfumar a sombra, é porque precisamos espalhar a cor, diminuindo a sua intensidade. Esse resultado degradê é que torna a make mais bonita e profissional!

Se apenas aplicarmos a sombra, depositando-a no olho, ela vai ficar marcada. Certo? Chamamos de marcado porque os traços que delimitam o espaço que a sombra esta ocupando ficam muito visíveis. Esses traços podem dividir uma cor da outra (se for uma make com mais cores) ou a cor da sombra com a própria cor da pele. O esfumado serve para suavizar estes traços marcados, de forma que as cores vão se misturando até você não saber onde começa e onde termina.

Onde esfumar?

Podemos esfumar um traço de delineado rente aos cílios superiores e rente aos cílios inferiores. E principalmente, esfumamos o côncavo (aquela região que tem um ossinho no nosso olho, como se fosse um arco). Quando vamos esfumar esta parte do olho, podemos fazer de duas formas: esfumando todo o côncavo para não deixar nada marcado ou aplicar a sombra no côncavo e esfumar apenas as “bordinhas” em direção a sobrancelha (mas sem chegar lá!).

Quais pincéis usar?

Usar os pincéis certos é muito importante na hora de fazer o esfumado. Para o côncavo, os principais são aqueles com cerdas longas, volumosas e macias. Quanto mais fofo o pincel, mais suave o efeito do esfumado. Para esfumar rente aos cílios, os pincéis de precisão – chanfrados ou de certas curtas – são melhores.

Como fazer?

Faça movimentos de vai e vem com o pincel. O segredo é fazer tudo com leveza! Não há necessidade de colocar força.

Outra dica legal é utilizar um pincel limpo na hora de esfumar.

Quais cores usar?

Podemos esfumar qualquer cor de sombra, mas existem algumas que são curingas. Os tons de marrom são ótimos para criar o efeito degradê sutil e também ajudam a dar um efeito de profundidade.

Deu para entender como funciona a técnica? Agora é só praticar! 😉

Fotos: reprodução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s