Chega de pontas duplas!

Quem nunca ficou “passando o tempo” cortando as pontas duplas no cabelo, não é mesmo? Super inimigas – principalmente – das mulheres, elas são sinal de que o cabelo está enfraquecido e pouco hidratado.

A estrutura do fio de cabelo possui várias camadas e a camada superficial é a cutícula, que, assim como uma escama ou as telhas de uma casa, é composta por outras camadas sobrepostas que protegem a parte interna do fio. Por estar localizada na superfície do fio, a cutícula é a camada que está sujeita a ação de agentes externos como calor, chuva, vento, poluição e procedimentos químicos.

foto-1

Cutículas fechadas e cutículas abertas.

Um cabelo saudável é aquele cujas cutículas estão fechadas (lado esquerdo da foto), selando e mantendo as proteínas e a água dentro da estrutura capilar. Isto confere aos fios um aspecto mais brilhoso, macio e forte. Já um cabelo danificado, é aquele em que as cutículas estão abertas (lado direito da foto) e por isso há perda de proteínas, nutrientes e água. Assim, o cabelo tem uma aparência enfraquecida, ressecada e porosa.

As pontas duplas, conhecidas cientificamente como tricoptilose, acontece quando a cutícula do cabelo está aberta e não consegue proteger o fio das agressões externas, causando, assim, o rompimento do fio que se divide em duas ou mais pontas.

foto-2

Depois que a ponta do fio se duplicou/triplicou/quadruplicou, não tem como reverter. Para remover a ponta que já se duplicou é apenas cortando. Porém, o que se pode e DEVE fazer, é EVITAR que os fios se rompam:

Hidrate o cabelo pelo menos uma vez por semana.

Se o seu cabelo tem química ou é exposto constantemente ao uso de chapinha, babyliss ou secador, faça uma cauterização ou use uma máscara de reposição de massa (proteínas e nutrientes) a cada quinze dias para repor a queratina perdida pelos fios.

Falando em chapinha, babyliss e secador, sempre que você for usar um destes aparelhos é INDISPENSÁVEL o uso de um protetor térmico! Os produtos termoativados criam uma camada invisível que faz com que o fio suporte as altas temperaturas sem se romper.

Se o calor do sol e dos aparelhos fazem mal para o cabelo, a água quente também faz! Ela abre a cutícula e resseca o fio.

O uso de finalizadores e reparadores com silicone, aminoácidos, queratina e óleo de argan ajudam a selar a cutícula e camuflar as pontas duplas.

Pentear e escovar o cabelo de forma agressiva também pode quebrar os fios e colaborar com o rompimento das pontas. O certo é sempre começar desembaraçando a parte debaixo do cabelo e depois subir para a raiz.

Por fim, mantenha o corte das pontas a cada três meses para eliminar as extremidades danificadas.

Muita informação, né? Mas são cuidados muito importantes para manter o seu visual bonito e saudável!

*Este post também foi publicado hoje no site do Jornal do Oeste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s