Reconstrução x Nutrição x Hidratação

Ter um cabelo bonito é desejo de todo mundo, mas nem sempre as pessoas se atentam aos cuidados básicos e necessários para que os fios cresçam mais resistentes e saudáveis. Estes cuidados não se resumem a apenas ter produtos bons (ser bom não quer dizer necessariamente que seja caro), é preciso saber como usar e qual produto usar.

Existem cabelos que precisam de uma hidratação, outros de uma nutrição ou ainda de uma reconstrução. Não! Não é tudo a mesma coisa! Por exemplo, não adianta usar uma máscara para hidratar ou nutrir os fios, se eles estão sem força e enrijecidos. Neste caso primeiro deve ser feito um tratamento para reconstruir a estrutura do cabelo, para que assim o fio absorva a água e os nutrientes.

A diferença:

Reconstrução – Uma máscara de tratamento reconstrutora é ideal para os cabelos que estão quebradiços, elásticos e extremamente danificados por conta de procedimentos químicos. Este tratamento vai repor a massa e devolver as substâncias essenciais (como a queratina, colágeno, aminoácidos e proteínas) para reconstruir as áreas danificadas dos fios. A reconstrução capilar também pode ser feita através de uma cauterização. Vale lembrar que a reconstrução é um tratamento, então é feita por um tempo determinado, pois o excesso pode deixar os fios enrijecidos e fáceis de quebrar.

Nutrição – Também chamado de umectação, este procedimento é feito para tratar cabelos que estão secos, opacos, com frizz, desalinhados e porosos. A nutrição vai repor os lipídios, que são a gordura e oleosidade necessários para impermeabilizar os fios, deixando-os mais saudáveis e alinhados. Composta geralmente por óleos e manteigas vegetais, ceramidas e tutano, a máscara de nutrição vai formar uma camada de proteção nos fios. A nutrição pode ser feita uma vez por semana, dependendo da necessidade do cabelo.

Hidratação – Da mesma forma que estamos hidratando o nosso corpo quando bebemos água, a hidratação capilar consiste em repor a água e a umidade que os fios acabam perdendo com as agressões sofridas por conta da exposição ao calor, vento, poluição e processos químicos. O fato de bebermos água já ajuda a hidratar o bulbo capilar (onde nasce o cabelo) que é a parte viva do cabelo, porém a parte do comprimento é considerada um tecido morto e é aí que entra a máscara de hidratação. Um cabelo ressecado, opaco e embaraçado precisa ser hidratado para ficar mais macio, brilhoso e maleável. A hidratação pode ser feita uma vez por semana.

ATENÇÃO! De nada adianta você fazer qualquer um destes procedimentos se você não selar a cutícula do cabelo depois! Com exceção de algumas máscaras que já são condicionantes, a função de selar é do condicionador. Outro item muito importante é o protetor térmico para evitar que o cabelo seja danificado com a ação de agentes externos.

6e7158de6e7103f4f4ca6057647a43b2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s