Outubro Rosa

Quem me conhece sabe que, para mim, todo mês e todo dia é dia de usar rosa né? Ahahaha! Mas nesse mês de Outubro temos um motivo nobre para usar e abusar do cor-de-rosa: a prevenção do Câncer de Mama.

Captura de tela inteira 04102013 161223

O movimento popular Outubro Rosa abrange o território nacional e internacional, e remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Assim como qualquer outra neoplasia, o câncer de mama é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. O diagnóstico é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade a sua incidência cresce rápida e progressivamente.

A prevenção é muito importante porque quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.

A mamografia é um exame de raio-X, na qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para melhor visualização. Em geral são feitas duas chapas de cada mama: uma de cima para baixo e uma de lado. Este procedimento é a única maneira de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Por isso que o autoexame é importante, mas não suficiente para a prevenção.

O autoexame pode ser feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é definir uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. Ele é essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa perceber qualquer alteração.

Entre os sintomas da doença estão:

  • Inchaço em parte do seio;
  • Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
  • Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
  • Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
  • Caroço nas axilas.

Confira a programação da campanha aqui em Toledo:

Captura de tela inteira 03102013 113634

Se você mora em outra cidade, procure ficar por dentro das atividades que serão realizadas durante o mês e participe. Mas Lembre- se que o mês de outubro é apenas representativo para a causa, é importante darmos ênfase para este assunto durante o ano todo.

Obs: Eu piro com a cidade toda cor-de-rosa! Hahahahaha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s