Então, eu achei: comunicação

Fazer comunicação é fácil, né? Afinal, todo mundo se comunica. Uns falam, outros escrevem, alguns desenham e tem aqueles que só de olhar já conseguem se comunicar. A comunicação é nata ao ser humano. Mas será que todo mundo sabe fazer isso direito e consegue passar a mensagem de maneira clara, para o público certo e com conteúdo relevante?

Tenho as minhas dúvidas, mas muita gente acredita que sim e é por isso que o jornalista concorre com a blogueiraque escreve errado, mas ganha credencial de “imprensa” para “cobrir” eventos, eo publicitário concorre com o sobrinho de 13 anos do dono da loja, que “manja” de photoshop e cria “maravilhas” com comicsans. Porque acreditam que eles sabem se comunicar.

E talvez eles saibam mesmo. Com certeza o post da blogueira e a criação do garoto passam uma mensagem para seus públicos. Não vou questionar o dom de cada um. Mas será que passam a mensagem certa?

Se é uma questão de dom, por que estudar teorias da comunicação, sociologia, filosofia e tantas outras disciplinas teóricas? Porque são elas que nos dão argumentos para definir qual o melhor canal, linguagem, abordagem para passar a mensagem para o público definido.

Mais do que comunicar, o profissional de comunicação tem o desafio de fazer bem feito e de convencer seus interlocutores de que é o profissional certo para isso. E quando consegue, quando embasa seus argumentos, faz a sua mensagem brilhar e se destacar no meio de tantas blogueiras e criativos “natos” que existem por ai. Estudar comunicação vale à pena!

Andresa Trentini

Formada em Publicidade e Propaganda, com MBA em Marketing.

slv050

Foto: reprodução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s